5 dicas para recuperar a voz
O uso excessivo da voz ou a ingestão de bebidas alcoólicas podem causar a falha temporária das cordas vocais. Saiba como recuperar a voz!
A perda temporária da voz após um episódio de excesso vocal é uma situação comum, muitas vezes causada pelo abuso das cordas vocais. Isso pode acontecer devido a gritos intensos, falar em volumes elevados por longos períodos ou mesmo cantar sem o devido cuidado.
Além disso, a ingestão de algumas bebidas (principalmente as fermentadas) ainda pode causar refluxo laringofaríngeo, que é o retorno de um líquido ácido do estômago, que ao atingir a região da garganta também pode prejudicar a sua voz.
Se esse for o seu caso, não se desespere: recuperar a voz requer paciência, práticas que aliviam a tensão nas cordas vocais e um acompanhamento especializado se isso perdurar por mais de 15 dias. Para te ajudar nesse processo, aqui estão 5 dicas que podem te ajudar a conquistar uma voz saudável muito mais rapidamente.
1) Descanso vocal
A primeira e mais importante medida para recuperar a voz é descansar as cordas vocais. Evite falar, sussurrar ou cantar por um período de tempo, permitindo que elas se recuperem naturalmente.
2) Hidratação
Mantenha-se bem hidratado. Beba água regularmente para manter as cordas vocais úmidas. Evite bebidas cafeinadas e alcoólicas, que podem desidratar o corpo ou causar refluxo.
3) Umidificação do ambiente
Use um umidificador para manter o ambiente ao seu redor úmido. Isso ajuda a evitar o ressecamento das cordas vocais e a recuperar a voz de forma mais rápida.
4) Técnicas de relaxamento
Pratique técnicas de respiração profunda para ajudar a relaxar os músculos ao redor das cordas vocais. A meditação e o yoga também podem ser benéficos para a recuperação da voz.
5) Menos irritações
Além de tudo isso, evite fumar e se expor a ambientes com fumaça, pois esses irritantes podem prolongar a recuperação das cordas vocais.
Ajuda para recuperar a voz
Ao seguir essas dicas, você já vai sentir uma grande melhora na qualidade da sua voz. Mas caso a perda de voz persista por mais de uma semana ou seja recorrente, é fundamental procurar orientação médica para uma avaliação mais detalhada e um diagnóstico mais preciso.
Se você sente falta de um acompanhamento mais próximo para tratar da saúde das cordas vocais e descobrir todo o potencial da sua voz, pode contar com a Yutter. A partir de treinamentos individuais e personalizados, a gente trabalha aspectos como tom, intensidade e velocidade da fala, ensinando técnicas que aprimoram sua comunicação como um todo. Fale já com a Yutter!
Leia também: