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Escuta ativa: o que é e como praticar

Essencial para melhorar a nossa comunicação e as relações interpessoais, a escuta ativa é a habilidade de compreender, processar e responder de maneira efetiva ao que está sendo dito.

Muito se diz sobre a importância de uma fala cativante e persuasiva para o sucesso de um comunicador. O que nem todo mundo comenta é como, para brilhar na comunicação, tão fundamental quanto saber se expressar é dominar a escuta de forma ativa e propositada.

A escuta ativa é a capacidade de prestar atenção e compreender completamente o que a outra pessoa está dizendo. A técnica de comunicação consiste em escutar atentamente o outro lado da conversa, evitando ouvir passivamente. Em vez de se comportarem como alguém que apenas espera a sua vez de falar, os mestres nesta competência são conhecidos pelo foco apurado durante um diálogo, a falta de julgamentos e a capacidade de compreender outros pontos de vista.

Ao praticar regularmente e desenvolver a escuta ativa ao longo do tempo, podemos nos tornar comunicadores mais eficazes e estabelecer conexões reais com as pessoas, alcançando nossos objetivos comuns de forma mais sólida e eficiente, seja na vida pessoal ou na profissional.

Escuta ativa no ambiente de trabalho

A escuta ativa é uma habilidade crucial para o ambiente profissional. Isso porque, quando adotamos essa ferramenta no espaço corporativo, ajudamos a criar uma cultura de colaboração entre as equipes, redução de conflitos, segurança psicológica, inteligência emocional, entre tantos outros benefícios para o clima organizacional.

Em primeiro lugar, a escuta ativa ajuda a melhorar a comunicação entre colegas e equipes. Quando os membros de uma empresa praticam essa habilidade, é mais provável que sejam capazes de identificar problemas e encontrar soluções juntos, estimulando a cooperação e fortalecendo a confiança.

A escuta ativa também pode ajudar a criar um ambiente de trabalho inclusivo. Quando os indivíduos são ouvidos e compreendidos, eles se sentem valorizados e respeitados. Isso pode ajudar a criar uma atmosfera mais acolhedora, que valoriza a diversidade de perspectivas e ideias.

Como praticar a escuta ativa?

Uma forma de praticar a escuta ativa é através da meditação, que pode ajudar a aumentar a consciência e a concentração na hora de uma conversa. Até porque, uma condição para a escuta ativa é estar presente no momento e dar atenção total ao que está sendo dito.

Isso significa deixar de lado as distrações, como telefones celulares e outros objetos, evitar os pensamentos paralelos e concentrar-se na pessoa que está falando. Além disso, é importante demonstrar interesse através de gestos, expressões faciais e perguntas pertinentes.

O melhor jeito de colocar a escuta ativa em prática no dia a dia é observar mais e reagir menos. Durante uma conversa, não faça julgamentos a respeito do que está sendo dito. Isso pode causar dispersão e te tirar do foco da mensagem principal.

Em vez disso, permita-se prestar total atenção e sentir como a outra pessoa está reagindo. Nesse momento, aliás, você não precisa se ater apenas às palavras. Grande parte da escuta ativa também vive na percepção de sinais de compreensão e na linguagem corporal como um todo, que pode dar boas dicas de como a sua fala está sendo recebida.

Outro método para potencializar a prática da escuta ativa é reforçar o que a outra pessoa está falando. Ao retomar brevemente os pontos principais da ideia do seu interlocutor, você mostra que está, de fato, assimilando o teor da mensagem, o que fortalece o contexto comunicativo e te faz ganhar vários pontos com o seu par na conversa.

Escuta ativa para líderes

A escuta ativa é uma ferramenta poderosa para líderes e gerentes. Quando os líderes praticam essa técnica, eles conseguem aproximar as pessoas, entender melhor as necessidades de seus funcionários e fornecer feedbacks mais assertivos, diminuindo os ruídos que podem levar ao desgaste das relações profissionais. Além disso, quando os líderes estão genuinamente interessados em ouvir os membros de sua equipe, eles podem ajudar a criar um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e motivador.

Tá certo que praticar a escuta ativa não é uma tarefa que se aprende de um dia para outro. Mas para tornar essa habilidade em um hábito consistente, você precisa dar o primeiro passo. Por isso, você tem que participar agora do nosso treinamento de comunicação e oratória para fazer da escuta ativa mais um dos destaques das suas competências como gestor!

O treinamento de comunicação da Speech reúne teoria e muita prática para você desenvolver não só a escuta ativa como todos os aspectos da sua oratória. Nosso treinamento é realizado em grupos pequenos (no caso do programa de Mentoria) ou em atendimentos individuais (pelo programa de Assessoria). Fale com a gente para garantir a sua inscrição!

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