BLOG YUTTER

Postura Corporal

A postura corporal é um elemento fundamental da comunicação não verbal. Entenda o que cada uma diz sobre você e saiba como usá-la a seu favor na comunicação!

Se durante uma apresentação, uma das suas principais dificuldades é saber o que fazer com as mãos ou como se portar fisicamente, parabéns: esse texto é para você. A postura corporal é um elemento fundamental da comunicação não verbal. É a partir dela que você pode mudar a forma como é percebido e mesmo como as suas mensagens são transmitidas.

A postura corporal se refere à posição e à disposição do corpo em relação ao ambiente e aos outros, incluindo a cabeça, os ombros, os braços, o tronco e as pernas, em uma determinada situação. Uma boa postura corporal pode transmitir confiança, credibilidade e abertura, enquanto uma postura ruim tem o poder de fazer o oposto. Neste texto, exploraremos os diferentes tipos de postura corporal e como usá-la para potencializar a comunicação.

Tipos de postura corporal

Diferentes tipos de postura corporal indicam representam variadas formas como uma pessoa é enxergada. Você sabe o que cada uma delas pode dizer sobre você?

Postura ereta:

Esta é geralmente considerada a postura mais ideal. Envolve manter a cabeça erguida, os ombros para trás e a coluna reta. Essa postura é frequentemente associada à confiança, autoridade e autoestima.

Postura relaxada:

Uma postura corporal relaxada envolve manter o corpo solto e sem tensões excessivas. Os braços podem estar soltos ao lado do corpo, e os ombros relaxados. Isso pode transmitir uma sensação de tranquilidade e conforto.

Postura defensiva:

Quando uma pessoa cruza os braços na frente do corpo, mantém a cabeça abaixada e os ombros curvados, isso pode ser interpretado como uma postura defensiva. Pode sugerir desconforto, desconfiança ou resistência.

Postura expansiva:

Este tipo de postura envolve ocupar espaço de forma proeminente, como estender os braços ou ocupar uma posição dominante. Pode ser usado para comunicar confiança, assertividade e presença.

Postura encurvada:

Uma postura corporal encurvada geralmente envolve curvar a coluna, abaixar a cabeça e encolher os ombros. Pode ser interpretada como falta de confiança, timidez ou submissão.

Como usar a postura corporal na comunicação

O primeiro passo para usar a postura corporal para melhorar a comunicação é estar ciente de sua própria postura. Pergunte a si mesmo: “Como estou posicionando meu corpo neste momento?” A partir dessa consciência, você pode adaptar sua postura ao contexto da situação. Por exemplo, em uma reunião de negócios, uma postura ereta e confiante pode ser apropriada, enquanto em um momento de consolo, uma postura mais relaxada e compreensiva pode ser mais adequada.

Certifique-se também de que sua postura corporal esteja alinhada com suas palavras. Uma linguagem corporal incongruente pode gerar pouca credibilidade. Além disso, não se esqueça que, ao interagir com os outros, observe a postura deles. Isso pode ajudá-lo a entender melhor suas emoções e necessidades.

Melhorar sua postura corporal requer prática. Se você quer usar a postura corporal para melhorar sua comunicação e construir relacionamentos mais sólidos e autênticos, que tal participar do nosso treinamento de comunicação e oratória?

O treinamento de comunicação da Speech reúne teoria e muita prática para você desenvolver todos os aspectos da sua oratória. Nosso treinamento é realizado em grupos pequenos (no caso do programa de Mentoria) ou em atendimentos individuais (pelo programa de Assessoria). Fale com a gente para mais informações sobre cada treinamento e faça já sua inscrição!

1
2
3
4
5
6

EXPLORE O UNIVERSO DA COMUNICAÇÃO NO BLOG DA YUTTER!

O segredo para cumprir as metas de fim de ano

Conheça a metodologia das metas SMART e aprenda a tornar seus objetivos mais claros e mais fáceis de alcançar.

Leia mais
Você precisa criar uma Comunidade de Marca

Uma comunidade de marca é onde consumidores, colaboradores e até parceiros podem interagir, trocar ideias e experiências, e colaborar no crescimento da empresa. Saiba como criar a sua!

Leia mais