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Como saber se a sua marca precisa de um rebranding?

Com mudanças que podem envolver o nome, logo, posicionamento de mercado e até mesmo a cultura organizacional de uma empresa, o rebranding é um processo que agrega valor à marca.

Nos últimos anos, diversas grandes marcas investiram em processos de rebranding, uma estratégia que busca criar uma nova percepção da marca entre os consumidores, investidores e outros públicos do negócio.

Entre casos famosos como o da Pepsi, Johnson & Johnson, Nokia e Cinemark, um dos mais marcantes é o exemplo do Itaú, banco brasileiro que aproveitou a comemoração dos seus 100 anos de marca para atualizar sua identidade visual e lema de futuro.

Apesar das dúvidas em relação às motivações e das polêmicas que alguns projetos despertam, é importante entender o rebranding como um processo essencialmente estratégico, em que uma empresa revisa e altera elementos significativos de sua marca. O rebranding pode incluir mudanças no nome, logo, identidade visual, mensagens, posicionamento no mercado e até mesmo na cultura organizacional.

Identificar o momento certo para um rebranding é fundamental para garantir que a mudança agregue valor à marca. A seguir, vamos apresentar alguns sinais de que a sua empresa pode precisar de um rebranding.

  • Quando considerar um Rebranding de marca?

Se a sua empresa evoluiu significativamente desde a sua criação, expandindo para novos mercados ou diversificando sua linha de produtos e serviços, o rebranding pode ajudar a alinhar a marca com sua nova realidade e ambições futuras. À medida que os valores da empresa evoluem, o rebranding pode ajudar a comunicar melhor esses valores ao mercado, garantindo que a marca esteja alinhada com sua missão e visão atuais.

Quando duas empresas se fundem ou uma adquire a outra, também pode ser necessário criar uma nova identidade que represente melhor a união das entidades e suas novas metas.

Outra justificativa para um rebranding é a mudança de público da marca. Se o perfil do seu cliente mudou ao longo dos anos, seja por mudanças demográficas ou comportamentais, ajustar a marca pode ser essencial para manter a relevância e conexão com seu público.

Uma marca que parece datada pode perder a atratividade no mercado. Um rebranding pode modernizar a imagem da empresa, tornando-a mais atraente e competitiva. Já se a marca sofreu crises ou associações negativas, o rebranding pode ajudar a superar essas percepções, reconstruindo a confiança e melhorando a reputação do negócio.

  • Como realizar um Rebranding eficiente?

O rebranding é um processo complexo que exige planejamento cuidadoso e execução estratégica. Entre as etapas cruciais deste processo, a primeira é compreender profundamente o mercado, os concorrentes e o público-alvo do negócio em questão. Para isso, realize pesquisas para identificar percepções atuais e desejos futuros.

Estabelecer objetivos claros para o rebranding também é um passo imporatnte. O que você quer alcançar? Maior reconhecimento da marca, nova base de clientes, ou reposicionamento no mercado?

A resposta para essas perguntas pode incluir a criação de um novo logo, cores, tipografia e outros elementos visuais que compõem a identidade da marca. Outro aspecto que pode passar por uma repaginada é o tom de voz da marca. Certifique-se de que todas as comunicações refletem a nova identidade e ressoam com o público-alvo.

É interessante que você envolva seus funcionários no processo. Assim, você tem mais chance de que eles entendam e abracem a nova identidade, representandor a marca de maneira consistente e entusiasta.

Para introduzir a nova marca ao público, você ainda tem que elaborar um plano de lançamento abrangente que inclua estratégias de marketing e comunicação. Após o lançamento, monitore a percepção do público e o desempenho da marca. Além disso, esteja preparado para fazer ajustes conforme necessário para garantir o sucesso do rebranding.

  • É possível realizar um Rebranding sozinho?

O rebranding é uma ferramenta poderosa para revitalizar uma empresa e garantir sua relevância no mercado. No entanto, um projeto de rebranding deve ser abordado com cautela, planejamento estratégico e a ajuda de uma equipe multidisciplinar, como a da Yutter.

Caso você não saiba, a gente realizou o rebranding da nossa própria marca em 2022. Desde então, nossos serviços de marketing e conteúdo ajudam empresas e profissionais a lapidarem suas marcas e revelarem os seus melhores aspectos para os seus clientes. Fale com a Yutter!

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