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Comunicação 360: por onde começar

A chave para uma comunicação 360 eficaz está na consistência. Por isso, a mensagem central deve ser uniforme, independentemente do canal escolhido para a entrega.

A comunicação é o elo que une os fragmentos do nosso mundo cada vez mais dinâmico e segmentado. Em um ambiente digital e interconectado, a comunicação 360 surgiu como uma abordagem holística para estabelecer conexões significativas em todas as direções, criando uma experiência coesa e envolvente para todos os envolvidos.

É daí, inclusive, que vem o termo “360”, que se refere à ideia de que a comunicação deve ser completa, abrangendo todos os pontos de contato disponíveis para uma marca ou indivíduo, sejam eles físicos ou digitais.

A comunicação 360 envolve a integração de diferentes canais e plataformas para transmitir uma mensagem consistente e coerente. Isso inclui meios tradicionais, como televisão, rádio e impressos, mas principalmente plataformas digitais, como as redes sociais. A chave para uma comunicação 360 eficaz está na consistência. Por isso, a mensagem central deve ser uniforme, independentemente do canal escolhido para a entrega.

Comunicação 360 no dia a dia

Para criar uma estratégia de comunicação 360 eficaz você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público. Entenda quem é sua audiência, porque suas preferências, comportamentos e hábitos de consumo orientarão a escolha dos canais de comunicação mais eficazes.

Utilize uma variedade de canais para atingir diferentes segmentos de audiência. Por exemplo, enquanto os mais jovens podem estar mais ativos nas redes sociais, uma audiência mais madura pode preferir e-mails ou comunicações físicas.

Independentemente do canal escolhido, a mensagem central deve permanecer consistente. Isso ajuda a criar uma imagem de marca sólida e aumenta a confiança dos consumidores. Dos slides de uma apresentação até os stories do seu perfil no Instagram, todos os elementos da sua marca precisam dialogar entre si. Para isso, é importante investir em uma identidade visual forte e uma linguagem textual alinhada com a personalidade do seu negócio.

Além disso, esteja atento ao feedback do seu público. As interações nas redes sociais, avaliações online e pesquisas de satisfação podem fornecer insights valiosos. Por fim, analise regularmente o desempenho de suas estratégias de comunicação. Meça métricas como taxa de abertura de e-mails, interações nas redes sociais, conversões de vendas, entre outras. Use esses dados para ajustar sua estratégia e diminua as brechas na sua comunicação.

Comunicação 360 com criatividade

A comunicação 360 não é apenas sobre consistência, mas também sobre criatividade. Ao explorar novas ideias e formatos, você é capaz de envolver seu público de maneiras inovadoras e emocionais.

Mas se você não tem ideia de onde começar a amarrar todas as pontas da sua comunicação, não se preocupe: a Yutter tem soluções na medida para te ajudar. Conheça nossos serviços de Redação, Design e Estratégia de Marca e desenvolva sua comunicação de forma completa, partindo da oratória até sua forma de se expressar em diferentes plataformas digitais. Fale já com a Yutter!

 

 

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