
Comunicação Assertiva na Prática
Saiba como fazer da comunicação assertiva uma ferramenta para se expressar de forma clara e empática, conquistando a confiança e a admiração das pessoas.
Só quem já precisou dar um feedback negativo, comunicar algum desconforto ou simplesmente engajar em uma conversa delicada entende a importância da comunicação assertiva no nosso dia a dia.
Isso porque, é a partir da assertividade que nós conseguimos nos fazer entender de forma clara, objetiva e respeitosa, considerando os sentimentos de todas as pessoas envolvidas em um diálogo.
O que é comunicação assertiva?
A comunicação assertiva é a habilidade de expressar informações, ideias, opiniões, emoções e frustrações de maneira direta, empática e não violenta.
Quando somos capazes de nos exprimir de um jeito assertivo, não deixamos margem para ambiguidades e interpretações confusas. Pelo contrário. Praticar uma comunicação assertiva é ser percebida como uma pessoa transparente, persuasiva e inspiradora por quem vive ao nosso redor.
Qual é a importância da comunicação assertiva?
Tá, mas sabendo que uma comunicação assertiva exige certa dose de esforço, você deve se perguntar: o que eu ganho de forma concreta sendo uma pessoa mais assertiva? Vamos lá!
Em primeiro lugar, é importante ter em mente que a competência da comunicação assertiva traz benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional. Ao diminuir a quantidade de ruídos na comunicação, a assertividade evita conflitos e permite que todo mundo esteja sempre na mesma página.
De forma geral, em um ambiente de trabalho, a comunicação assertiva é responsável por melhorar a convivência entre a equipe, fortalecer a imagem de gestores e lideranças, auxiliar na resolução de impasses e aprimorar a produtividade e o bem-estar dos funcionários.
Como ter uma comunicação assertiva?
Aí vão 3 dicas para colocar em prática:
- Descreva a sua perspectiva: para ter uma comunicação assertiva é necessário que seus interlocutores tenham uma visão muito clara sobre como você se sente em relação a uma situação ou comportamento. Não tenha medo de falar em primeira pessoa e de revelar, de forma objetiva, o que te incomoda.
- Saiba escutar: para conquistar a confiança de uma pessoa durante o diálogo, é fundamental que você mostre interesse no que ela tem para falar. Faça perguntas, escute atentamente e pratique a empatia para conquistar uma comunicação mais assertiva.
- Seja compreensivo: o foco de qualquer conversa difícil é chegar a uma solução. Para isso, você deve buscar entender o outro lado e trabalhar para que todos saiam ganhando. Ser assertivo não é sinônimo de estar certo. A assertividade é uma ferramenta para uma comunicação que aproxime as pessoas, não que afaste.
Comunicação assertiva: exemplos
Para ilustrar como a comunicação assertiva pode ser aplicada na nossa rotina, aqui vão alguns exemplos:
- Em vez de perguntar “Por que você não entregou o relatório que eu pedi?”, prefira algo como “Eu senti falta daquele relatório que te pedi. Você tem uma previsão de quando consegue me entregar?”
- No lugar de dizer “Você atrapalhou a entrega de todo mundo com esse atraso”, opte por “Não é o ideal, mas vamos precisar reavaliar os prazos de entrega e pensar em um jeito de evitar que isso aconteça novamente”.
- Ao invés de acusar o outro de improdutividade ou falta de comprometimento, puxe uma conversa nesse sentido: “Tenho percebido que você está com dificuldades para cumprir as suas tarefas. Tem algo que eu possa fazer para facilitar o seu trabalho?”.
Quer ter uma comunicação assertiva?
A comunicação assertiva pode até parecer dom. Mas essa habilidade está longe de ser uma dádiva dos céus. A partir da consciência sobre o seu papel como comunicador e, claro, muito treino, você tem tudo para se tornar uma pessoa extremamente assertiva.
Para te ajudar nesse processo, nós temos uma dica: inscreva-se agora no nosso treinamento de comunicação e oratória!
O treinamento de comunicação da Speech reúne teoria e muita prática para você desenvolver todos os aspectos da sua oratória. Nosso treinamento é realizado em grupos pequenos (no caso do programa de Mentoria) ou em atendimentos individuais (pelo programa de Assessoria).Fale com a gente para garantir a sua participação!